Este guia introdutório sobre câmeras digitais vai ajudar você com o conhecimento básico inicial para começar sua jornada no fascinante mundo da fotografia digital.
1) O que é um megapixel (MP)
Megapixel é a unidade de medida que indica 1 milhão de pixels. Assim, uma figura com 1000 pixel de altura e 1000 pixels de largura tem 1 megapixel (MP). Essa unidade é usada para definir a resolução de máquinas. Por exemplo, uma câmera digital de 3.2 megapixel tira fotos formadas por três milhões e duzentos mil pixels
2) Você quer aumentar a resolução da imagem?
É possível aumentar a resolução de imagens utilizando programas de computador. Porém, este recurso deve ser usado com cautela. Quando a resolução da imagem é aumentada, o computador “inventa” os pixels que faltaram na hora que a foto foi tirada. Portanto, há casos em que a imagem fica sem nitidez após o processo.
3) O que é compressão?
Compressão é o recurso de eliminar alguns pontos da imagem perdendo alguns detalhes. Com isso, o arquivo ficará menos “pesado”, ou seja, ocupará menos espaço na memória do seu computador ou máquina fotográfica. Algumas câmeras possuem este recurso de compressão para conseguir armazenar mais fotos. Porém, a compressão afeta a qualidade das mesmas. Uma solução é utilizar um cartão de memória.
4) Na hora de comprar uma câmera digital, siga algumas dicas
Não existe muito segredo para comprar uma máquina fotográfica digital. É tão simples quanto adquirir uma convencional. Você precisa estar atento à qualidade das fotos que ela tira, se é do modelo que te agrada e se tem todos os recursos importantes para você. Além disso, você deve verificar alguns detalhes: – Resolução. A resolução está ligada à quantidade de pixels que a câmera captura. Quanto mais pixels ela tem, melhor resolução as fotografias terão. Portanto, de acordo com a utilização que as fotografias terão, a câmera precisará de mais ou menos resolução. – Complexidade. Antes de comprar a câmera faça um test-drive. Vejam quais são os recursos que ela possui, quais são os que você precisa. Confira se não é muito complicado manusear o instrumento e se a imagem é clara e nítida. – Cartão de memória. Atenção! Não são todas as câmeras que possuem entrada para cartão de memória. Com o cartão você poderá tirar quantas fotos quiser. Sem precisar desocupar espaço na memória da câmera. Portanto verifique se a máquina possui ou não entrada para cartão. – Bateria. As câmeras digitais consomem muita bateria. Por isso escolha uma câmera que tenha bateria recarregável e tenha sempre em mãos uma bateria de reserva. – O seu computador. Confira se a máquina é compatível com o sistema do seu computador. Não são todas as câmeras que funcionam em todos os sistemas. Além disso, confira os tipos de entradas do seu computador e da máquina.
5) Qual a diferença entre o zoom óptico e o zoom digital?
É importante entender qual a diferença entre os dois tipos de zoom porque eles proporcionam resultados distintos. Quando o zoom óptico é acionado existe uma lente que sai e entra na câmera, diminuindo e aumentando o campo de visão e fazendo o objeto parecer menor ou maior. Já no zoom digital não existem partes que se movem. O zoom é ajustado pelo próprio sistema da máquina, que analisa o objeto a ser focado e “corta” o que sobra ao redor. A diferença é que o zoom digital prejudica a qualidade da imagem porque ela “corta” seus pixels e diminui a resolução da imagem, enquanto o zoom óptico não afeta a resolução da fotografia. Se você for utilizar as imagens no seu computador ou para enviar para amigos, a perda de resolução não será notada. Mas se você precisa da máxima qualidade da imagem, o zoom óptico é a melhor solução.
6) Porque as pessoas saem com olhos vermelhos nas fotografias
O efeito “olhos vermelhos”, que ocorre em fotos, é o resultado da luz do flash que incide na pupila dos olhos, alcançando nas veias sangüíneas da retina dos olhos e é refletida. Para diminuir o efeito dos “olhos vermelhos”, o ambiente onde está a pessoa a ser fotografada deve estar o mais iluminado possível. Assim, as pupilas da pessoa irão contrair naturalmente dificultando a entrada da luz do flash. O recurso “redutor de olhos vermelhos” que algumas câmeras possuem dispara uma luz antes do flash com o mesmo objetivo de retrair as pupilas do fotografado. Outra dica é a pessoa a ser fotografada olhar diretamente para um objetivo luminoso instante antes de tirar a foto (a pupila irá fechar).