Adobe Flash CS3

06
Quem usa o antigo Macromedia Flash desde tempos imemoriais só irá estranhar uma coisa no software: o nome. É bom ir se acostumando com a idéia de que a Adobe chegou para ficar e o nome Macromedia está completamente extinto do mercado para web.

Exceto isso, nada vai assustá-lo na interface da nova versão do mais famoso software de animações para web do mundo. Mantendo o conceito da Macromedia, as mudanças de posição de detertminados botões da Adobe não eliminaram os antigos. Como sempre, as mudanças de interface dessa versão só serão efetivadas na seguinte, oferecendo um longo período de uma leve transição para os usuários não sofrerem a incômoda mudança repentina.

CADASTRO

Usuários que já tenham cadastro no site da Adobe ou no antigo site da Macromedia podem clicar baixar e inserir seu nome de usuário e senha, já novos usuários deverão cadastrar-se no site, clicando Create an Adobe Account.

NOVIDADES

Muitas novidades estão disponíveis nessa nova versão do Flash, a maioria já era esperada pelos usuários mais avançados, por serem referentes à integração Macromedia-Adobe. Como já não era sem tempo, o software agora tem suporte nativo aos formatos PSD (Photoshop) e AI (Illutrator). Mas tem mais novidades vindo por aí:

Integração com Ferramentas Adobe

As ferramentas de desenho do Adobe Illustrator chegaram ao Flash, permitindo uma evolução absurda no desenvolvimento de determinadas formas geométricas, bem como facilitando desenhos complexos que aparentam ser à mão livre mas na realidade são formados por pequenos detalhes geométricos.

A ferramenta Pen (caneta) ganhou um aperfeiçoamento e agora também se comporta como a caneta do Illustrator, isso pode dificultar um pouco a vida dos já acostumados à caneta do Flash, mas quem já havia usado outros softwares que dispunham dessa ferramenta, como o Corel Draw, era sempre obrigado a concordar que a caneta do Flash não era das melhores.

ActionScript 3.0!

Mais uma vez a linguagem de programação nativa do Flash, o ActionScript, ganha uma renovação. Os aperfeiçoamentos dessa vez não são tão grandiosos quanto o upgrade de 1.0 para 2.0, mas ainda assim são ótimas novidades que facilitarão a vida dos usuários avançados bem como ajudarão os iniciantes a compreenderem mais rapidamente o funcionamento do ActionScript.

Transformando Animação em ActionScript

Essa é uma grande novidade que auxiliará todo tipo de animador Flash. Muitos usuários do Flash eram excelentes animadores e péssimos programadores. Prova disso são as duas certificações entre as quais os usuários podem optar: Flash Designer, voltada para animadores, e Flash Developer, a temida prova que define os grandes programadores da ferramenta.

Agora, uma das grandes barreiras dos que são somente animadores foi quebrada: crie suas animações na timeline (a linha do tempo da animação) e com apenas dois cliques do mouse, transforme-as para um código, podendo reutilizar o código através de um nome dado a ele, sem precisar assim repetir tanto código quanto linhas do tempo, diminuindo abruptamente o tamanho dos arquivos.

INTERFACE

Na interface do Flash nada muda — para a alegria geral dos usuários —, só ocorreram duas leves alterações: a primeira são alguns atalhos, que foram alterados para que ocorra uma padronização de atalhos na suite CS3, a outra, muito pouco perceptível, é o estilo de desenho das ferramentas básicas, que também foi alterado para melhor integrar à nova suíte da qual o programa faz parte.

Quem já é usuário do Flash vai se sentir em casa numa nova versão onde a interface sofreu leves mudanças que só vem embelezar o software ainda mais, agradando os olhos de quem passa horas por dia diante dele. Quem nunca usou o Flash e quer começar, chegou na hora certa! Grande parte dos empecilhos que atravancavam o aprendizado de novos usuários foram eliminados, portanto, aproveite sua sorte e mergulhe de cabeça numa ferramenta ótima para usuários novatos e avançados.

Licença: Gratuito para testar (US$ 299,00)
Desenvolvedor:Adobe Systems Inc.
Tamanho: 403,71 MB
Sistema:Windows 98/Me/2000/XP

Be the first to comment on "Adobe Flash CS3"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*